top of page

Maquiagem Definitiva (Micropigmentação ou Dermopigmentação)

Maquiagem Definitiva (Micropigmentação ou Dermopigmentação)

Estamos vendo nas redes sociais a todo momento a grande divulgação da maquiagem definitiva também conhecida como micropigmentação, ela foi criada para destacar traços, corrigir falhas em sobrancelhas, cicatrizes, complemento de cirurgias plásticas, camuflagem de cicatrizes, etc.

A micropigmentação é um meio de corrigir imperfeições que atrai muitas mulheres, e além do mais ela dura por alguns anos na pele, porém ela não dura para sempre, devido ao constante processo de renovação da pele, ataque de agentes externos como sol e procedimentos estéticos a micropigmentação tende a clarear com o passar do tempo, é claro que vai variar o tempo de durabilidade de acordo com particularidade de cada cliente, um trabalho bem feito pode durar de 2 a 3 ano.

Porém antes de realizar qualquer procedimento é importantíssimo ressaltar que não é qualquer pessoa que pode realizar esse tipo de procedimento, é necessário que o profissional tenha uma formação na área e esteja apto a realizar o procedimento, infelizmente vivemos em uma sociedade preocupada em enriquecer-se a qualquer custo e poucos se importam com as consequências que acarretam quando realizam procedimentos que não são de sua alçada.

Felizmente alguns profissionais competentes estão em constante movimento em busca de regularizações na profissão que favoreçam profissionais e clientes, foi inserido no código de ética dos profissionais de dermopigmentação alguns deveres e obrigações que são de suma importância para a regulação da profissão, alguns exemplos muito importantes são:

Fonte: http://www.esteticabrasil.com.br/maquiagem.htm

Dos Deveres

Art. 21. – Cumprir e fazer cumprir os preceitos éticos e legais da profissão, principalmenteatendendo as normas sanitárias estabelecidas pelos orgãos competentes (Anvisa).

Art. 22. – Exercer a estética com justiça, competência, responsabilidade e honestidade.

Art. 23. – Prestar assistência de dermopigmentação à clientela, sem discriminação de qualquer natureza.

Art. 24. – Prestar à clientela uma assistência de dermopigmentação livre dos riscos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência.

Art. 25. – Garantir a continuidade da assistência de dermopigmentação.

Art. 26. – Prestar adequadas informações ao cliente e família a respeito da assistência de procedimento, possíveis benefícios, riscos e consequências que possam ocorrer.

Art. 27. – Respeitar e reconhecer o direito do cliente de decidir sobre sua pessoa, seu tratamento e seu bem-estar.

Art. 28. – Respeitar o natural pudor, a privacidade e a intimidade do cliente.

Art. 29. – Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, exceto nos casos previstos em Lei.

Fonte: https://pt.scribd.com/doc/271848746/codigo-de-etica-DERMOPIGMENTAC-A-O


Existem casos extremos em que pessoas não qualificadas acabam realizando procedimentos de má qualidade e acabam piorando o estado do cliente, veja alguns exemplos de micropigmentação feita por profissionais antiéticos e desqualificados:

Fonte: http://3.bp.blogspot.com/fyjW2lB5taE/VXS5MASDApI/AAAAAAAAEcw/4BKBVgj1BoY/s1600/11182358_702344063203584_1859805873920691428_n.jpg

Fonte: http://www.vilamulher.com.br/imagens/vilamulher/thumbs/2015/07/27/xalergia-a-micropigmentacao-faz-garota-perder-sobrancelhas06-3-thumb-570.jpg.pagespeed.ic.mPjixpEQut.jpg


Na primeira imagem a pessoa que realizou o procedimento não tem o mínimo de noção de assimetria e proporção já na segunda imagem a cliente desenvolveu uma séria alergia ao produto utilizado e cabe ao profissional realizar um teste para identificar alguma possível alergia, nos dois casos sem sombra de dúvidas são profissionais que podem ser processados e acusados por não terem cumprido o códigode ética do Art. 24. – Prestar à clientela uma assistência de dermopigmentação livre dos riscos decorrentes de imperícia, negligência e imprudência. Por isso é de suma importância que antes de realizar qualquer um desses procedimentos é necessário escolher cuidadosamente o profissional e local adequado para realizar um trabalho de extrema qualidade e que não vá lhe trazer sérias consequências futuras.


Algumas dúvidas frequentes

O que é Maquiagem definitiva? A maquiagem definitiva ou micropigmentação dérmica é um processo de pigmentação feita sob a pele em que se pode definir e/ou corrigir traços e formas do rosto ou suavizar imperfeições no corpo.

O que se usa na micropigmentação? São usadas agulhas e ponteiras descartáveis, tintas elaboradas com alta tecnologia à base de pigmentos naturais e vegetais, sendo facilmente assimilados pela pele.

Quais cuidados se deve ter após a micropigmentação? Antes que ocorre a cicatrização é contra-indicado o uso de maquiagem sobre a região, que fica sensível aos agentes externos. É importante que se faça a assepsia, lubrificação e não exposição ao sol.

Qual a duração da micropigmentação? De seis meses a 5 anos, dependendo de fatores externos como:

  • Tons de pele;

  • Tons de tinta - Quanto mais clara, menor a duração;

  • Profundidade - O profissional pode aprofundar menos a agulha para diminuir a duração;

  • Tratamento de clareamento (uso de ácidos);

  • Lubrificação;

  • Não exposição ao sol.

A micropigmentação dérmica é reversível? A possibilidade de reversão depende do local e da cor em que foi feita. Na maioria dos casos, somente laser e gel altamente ácido.

É possível disfarçar ou esconder uma cicatriz com a micropigmentação dérmica? Há um processo de "relaxamento" de cicatrizes (exceto quelóides) em que se suaviza a mesma. Após este tratamento podem ser usadas outras técnicas para camuflá-las, como a micropigmentação ou tatuagem decorativa. O prazo mínimo para corrigir cicatriz de cirurgia plástica é de 6 meses.

Há alguma restrição de pessoas para a micropigmentação? Sim. Grávidas, pelo uso de anestésico.

É preciso autorização ou acompanhamento médico? Não, por ser um tratamento superficial. A autorização ou acompanhamento médico só é exigido em caso de despigmentação de manchas ou vitiligo não paralisado.

A micropigmentação é recomendada para homens? Sim. Aos que têm imperfeições na sobrancelha ou cicatrizes.

A micropigmentação dérmica é indolor? A máquina é composta por uma agulha que não causa dor, mas dependendo da sensibilidade do paciente pode ser aplicado um anestésico para impedir o incômodo pelo movimento da agulha.

Em quais partes do corpo pode ser feita a micropigmentação dérmica? Com ela se pode, por exemplo, fazer a reconstituição de mamas, reconstituindo a aréola ou suavizar uma cicatriz, como já foi dito. Porém, o uso mais comum é mesmo na área dos olhos, sobrancelha e boca.

Fonte: http://www.esteticabrasil.com.br/maquiagem.htm





bottom of page