top of page

Rugas e seus Tratamentos na Estética


Fonte: https://i.ytimg.com/vi/y7F6m4H7xQ4/maxresdefault.jpg

O que são as rugas


As rugas são linhas e depressões que aparecem na pele com o passar dos anos, ou seja, com o envelhecimento cutâneo. Esse processo é fisiológico, sendo assim, irreversível e evolutivo. Elas podem aparecer nas áreas mais expostas ao sol, rosto, pescoço, mãos e braços.

São causadas pelo processo natural do envelhecimento da pele, chamado envelhecimento intrínseco, porém com o passar dos anos alguns fatores externos como a exposição exagerada ao sol sem a proteção adequada, alterações hormonais, fumo, consumo de bebidas alcoólicas em excesso potencializam o aparecimento da mesma.


É muito importante conhecer os tipos de rugas. Elas são classificadas em:

Rugas de expressão ou dinâmicas- são causadas por movimentos comuns como falar ou sorrir. Formam-se principalmente entre as sobrancelhas, na testa e no canto externo dos olhos.

Fonte: http://blog.farmadelivery.com.br/wp-content/uploads/2013/06/rugas1.jpg


Rugas gravitacionais- surgem devido à gravidade nas dobras de pele flácida. São mais evidentes a partir dos 50/60 anos, no pescoço, ao lado do queixo e a frente da orelhas.



Fonte: http://perlbal.hi-pi.com/blog-images/499692/gd/1239320093/Rugas.jpg


Rugas superficiais ou finas- são mais fáceis de amenizar, já que só afetem a camada superficial da pele, a epiderme. Mais frequentes em mulheres com pele clara nas casas dos 30.


Fonte: http://www.negocioestetica.com.br/wp-content/uploads/2013/11/rugas.jpg


Rugas profundas ou estáticas- formam linhas permanentes e profundas, causadas por uma queda brusca no colágeno, a partir dos 45 anos. Ficam expostas mesmo quando os músculos estão em repouso, ou seja, notam-se constantemente.

Fonte: http://www.cuidadosdapele.com/wp-content/uploads/2014/09/rugas-profundas.jpg

Sobre os tratamentos na estética

Na estética temos vários tratamentos que podem amenizar as rugas, com resultados excelentes como:

Peeling de cristal- é uma dermo abrasão, ou seja, uma esfoliação realizada mecanicamente na pele com o objetivo de remover marcas e melhorar o aspecto da pele.

Peeling de diamante- utiliza um equipamento próprio para esse fim para promover uma micro esfoliação da pele. Entre os principais objetivos do procedimento estão a remoção das células mortas que ficam na camada mais superficial da pele e a estimulação à produção de colágeno. É sempre de extrema importância que logo após esses procedimentos os matérias sejam bem esterilizados e desinfetados pela profissional.

Eletrolifting- age diretamente nas áreas mais afetadas por lesões e pele envelhecida e sua atuação e baseada em uma técnica de estimulação elétrica. A agulha utilizada deve ser fina, rígida e pontiaguda, de modo a penetrar facilmente na pele. Segundo a regulamentação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) os ARTIGOS DESCARTÁVEIS, não devem ser reutilizados, e devem ser descartados logo após o uso em coletores específicos para perfurocortantes. A agulha utilizada no eletrolifting entra nessa categoria, por isso, quando procurarem esse procedimento prestem atenção ao profissional, se ele realmente segue esta conduta. O profissional deve sempre usar luvas durante o atendimento para evitar riscos de contaminação.


CUIDADO!

Outros procedimentos para rugas como o preenchimento, Botox e laser, não podem ser aplicados pelo profissional da estética, segundo as normas da ANVISA.

Então fiquem de olho nos profissionais bem capacitados e que seguem essas normas.



Fontes: http://www.cuidadosdapele.com/tipos-de-rugas/

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/rugas



bottom of page