top of page

Botox - Toxina Botulínica

A busca pela estética tem sido constante quando o assunto é beleza.


A cirurgia plástica veio como um meio de tentar ajudar essas pessoas a ficarem satisfeitas com sua aparência, colocando um pouco ali, tirando um pouco aqui e por ai vai.


Existem vários procedimentos rejuvenescedores e hoje falaremos sobre a Toxina Botulínica popularmente conhecida como botox.

Procedimento aplicação de Botox

http://nuamedicinaestetica.es/wp-content/uploads/2015/09/botox-NUA1.jpg


A toxina botulínica (Botox) nada mais é que um paralisante muscular.


A toxina Botulínica tem tido destaque na mídia devido ao seu uso cada vez mais constante. Porém, muitas dúvidas ainda persistem sobre o uso da técnica.


A toxina Botulínica impede a transmissão do impulso elétrico entre o nervo e o músculo (bloqueando a liberação de acetilcolina). Com isso o músculo é paralisado. A utilização de Toxina Botulínica no campo da estética deve-se ao fato de que as rugas dinâmicas da face (pés de galinha, rugas da testa ou entre as sobrancelhas) são devidas à contração muscular. Logo, se paralisados os músculos que as produzem, não haverá mais formação de rugas! É nestes músculos específicos que o cirurgião plástico aplica a Toxina Botulínica, através de uma injeção de agulha extremamente fina.


Botox- Toxina Botulínica

A aplicação é rápida (cinco minutos) e pouco dolorosa. A paralisação muscular ocorre após 48 horas, se mantém em média por seis meses e não deixa o paciente sem expressão facial. A volta da ação muscular e das rugas ocorre devido à reinervação do músculo. Quando isso ocorre pode ser refeita a aplicação.

Entre as poucas contraindicações então doenças neurológicas, alergia ao produto, gravidez e o uso de alguns antibióticos específicos. Por ser de aplicação rápida, proporcionar grande atenuação das rugas dinâmicas com resultados quase imediatos, a Toxina Botulínica tornou-se a grande coqueluche do momento do campo da estética facial.



Áreas de aplicação do Botox

http://harmonieclinica.com.br/wp-content/uploads/2014/09/botox-texto.jpg

Botox- Toxina Botulínica

De acordo com o código de ética e a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a aplicação do Botox deve ser feita apenas por profissionais com a formação adequada, ou seja, aqui no Brasil o procedimento de aplicação do Botox cabe a Biomédicos Esteta, ao Médico Dermatologista, Cirurgião Plástico e a qualquer Cirurgião Dentista. Lembrando que Dentistas estão autorizados a usar toxina botulínica para fins terapêuticos, por determinação do CFO – Conselho Federal de Odontologia.

O mercado competitivo exige a formação adequada para aplicar o Botox e realizar outros procedimentos estéticos. É interessante manter-se em constante aprendizado e estar dentro das normas estabelecidas pelos órgãos responsáveis.


Estética versus Botox

A notícia boa é que para aquelas pessoas que não querem gastar muito dinheiro ou que não tem tantas condições de pagar por um procedimento de Botox, há outros procedimentos estéticos que se aproximam ou até mesmo chega ao mesmo resultado que o Botox, como por exemplo:

  • Eletrolifting: trata-se de um tratamento que utiliza um equipamento de corrente galvânica associada a uma caneta de eletrolifting. O eletrolifting age diretamente nas áreas mais afetadas por lesões e pelo envelhecimento e sua atuação é baseada em uma técnica de estimulação elétrica em conjunto com uma punturação ou varredura.

  • Massagem Cinderela: Massagem facial com movimentos rápidos, estimula as fibras de colágeno e elastina e com o tempo pode trazer um resultado surpreendente e rejuvenescedor.


Fontes:

http://www.cirurgiaestetica.com.br/toxina-botulinica/,

http://www.cirurgiaestetica.com.br/botox-quando-usar/,

http://enfermagemestetica.com.br/a-aplicacao-de-botox-nomundo/,

http://www.esteticas.com.br/eletrolifting.htm#sthash.siB4BB2q.dpuf


bottom of page