top of page

Qual o seu Tipo de Pele?

A nossa pele reage a condições biológicas e climáticas e se constituem de formas diferentes. Cada pessoa tem um metabolismo que varia de acordo com a genética, os hábitos alimentares, clima, envelhecimento, hormônios, sol, estresse, alterações digestivas, uso indevido de cosméticos entre outros.


Você sabe qual é o seu biótipo de pele? Biótipos seria classificar o tipo de pele de acordo com a quantidade de produção de sebo que é produzido pela pele através da glândula sebácea presente na pele. Para realizar corretamente os procedimentos estéticos é necessário saber qual é o biótipo da pele do cliente. Podem ser: normal ou eudérmica, seca ou alípica, oleosa ou lipídica, mista e sensível.

https://itsanabeatriz.files.wordpress.com/2014/12/vocc3aa-sabe-a-diferenc3a7a-entre-tc3b4nico-e-adstringente-sejogamiga-tipos-de-pele.jpg

1- Pele eudérmica (normal): Equilíbrio quanto à secreção sebácea e sudorípara, predominante na pele da criança e bem jovem.

Características: Pele lisa, firme, boa elasticidade, ótima circulação, hidratação equilibrada, secreção normal.

Cuidados: Não estimular as secreções, manter a hidratação e a normalidade da pele.

Orientação: Proteção diária contra agentes externos como o sol, frio e poluição.

Influência: Hereditariedade, juventude, saúde e bons hábitos.


2- Pele alípica (seca): Predominância em idosos e europeus e seus descendentes. Apresenta desequilíbrio do teor em água na camada córnea, secreção sebácea insuficiente.

Características: Fina, sensível, opaca, óstios (poros) foliculares diminutos, opaca, descamação e linhas superficiais.

Cuidados: Desenvolver a maciez e elasticidade com medidas preventivas e protetoras.

Orientação: Reforçar hidratação.

Influências: Climáticas como sol, vento seco, frio, produtos alcalinos, loções alcoólicas, higienização inadequada, banhos quentes, alguns medicamentos, idade, saúde, pós menopausa e regimes severos.

Alterações observadas: Tendência a descamação, rugas, manchas, flacidez de pálpebras e pescoço, falta de viço e elasticidade.


3- Pele mista: Mais frequente em Brasileiros e muito confundida com pele oleosa.

Características: Óstios (poros) visíveis e oleosidade na zona T (nariz, queixo, testa) e laterais da face. As outras regiões podem ser normais ou alípicas.

Cuidados: Diferenciação no tratamento cosmético.

Orientação: Controlar a oleosidade na região centro facial e proteção contra agentes externos.

Influências: tratamento cutâneo diário inadequado.


4- Pele lipídica (oleosa): Mais frequente em cidades de clima muito quente.

Características: Hiper secreção das glândulas sebáceas, orifícios pilosebáceos dilatados, aspecto brilhante, comedões abertos e/ou fechados, tendência à acne.

Cuidados: Controlar secreção sebácea e o excesso de queratinização, prevenir cicatrizes.

Orientação: Higienização diária, afinamento e formas cosméticas adequadas.

Influências: Desequilíbrios hormonais, puberdade, estresse, calor excessivo.


5- Pele Sensível: Não é um tipo em si, mas uma condição que pode acometer pessoas de peles normais, mistas, oleosas ou secas. Portanto "pele sensível" é assim considerada porque responde de forma exagerada ao mínimo contato com produtos tópicos.

De acordo com o código de ética dos profissionais da estética: capitulo I, dos princípios gerais, Art. 3º O Esteticista, no exercício de suas funções, deve comprometer-se com as seguintes disposições: I - Realizar seu trabalho/atividade com responsabilidade e comprometimento, promovendo seu desempenho pessoal, profissional, científico e ético. Saber avaliar corretamente os tipos de pele e suas subclassificações é ter a certeza dos resultados positivos com o tratamento mais adequado aos biótipos cutâneos avaliados. Formação profissional é coisa séria. Não é para amadores. Curso livre não habilita para profissão alguma.

Referências:

http://www.mundoestetica.com.br/esteticageral/conheca-os-biotipos-cutaneos/

http://esteticacomrobertaalonso.blogspot.com.br/2012/11/biotipo-cutaneo-e-seus-cuidados.html

http://www.resumosetrabalhos.com.br/tipologia-cutanea.html

http://www.assocemsp.com.br/html/codigo_de_etica.html


bottom of page