Biossegurança na Estética
Fonte: http://www.esteticadental.com.br/images/biosseguranca/autoclavando.jpg
O assunto de hoje é sério e importante, os profissionais da área de estética atua diretamente com o paciente. Esse contato, sendo da maneira errada pode gerar alguns riscos, por isso é muito importante seguir todas as normas de biossegurança em seu espaço, isso irá garantir a segurança do profissional e do paciente, além do resultado final que será a beleza no tratamento estético.
Com o crescimento no ramo da beleza e estética, a vigilância sanitária está muito atenta a erros cometidos durante procedimentos estéticos.
EPI-EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL São materiais de uso individual e muitos são descartáveis, não devendo ser utilizados mais de uma vez, mesmo que seja o mesmo cliente a tratar.
LUVAS – devem ser utilizadas em todos os procedimentos e ser descartadas ao final de cada um deles.
TOUCA – o emprego da touca pelo profissional previne contaminação cruzada do profissional para o cliente por micro-organismos que possam estar presentes no cabelo, sendo assim uma possível fonte de contaminação.
JALECO – o mais adequado é o de cor branca, mangas longas e punhos.
ÓCULOS – protegem os olhos dos profissionais, principalmente no momento de extração quando não se utiliza a lupa. Os olhos são áreas de fácil contaminação.
MÁSCARA – protetor da boca e nariz do profissional, áreas de mucosas que também podem contaminar-se facilmente, deve ser descartável e/ou trocada a cada período. CALÇADO FECHADO – durante a manipulação dos instrumentos e utensílios nos tratamentos estéticos, há grande risco de derrubá-los, se contaminados podem ser prejudiciais.
Importante
Os materiais devem estar muito bem limpos e assépticos. Tomar cuidado com o produto que você está utilizando no seu cliente, se este é realmente indicado para a pele dele. A manutenção preventiva e corretiva dos aparelhos, macas e demais equipamentos do local de trabalho é de suma importância para a segurança do profissional e do cliente. O uso dos EPI, adequado também é importante para a proteção do produto, para evitar a contaminação do mesmo, do cliente e do próprio profissional.
A biossegurança é um assunto muito importante, mais infelizmente ainda esquecido por alguns profissionais. Vamos ficar atentas quando procurarmos espaços que estejam adequados quanto a essas recomendações, para que possam ser evitados problemas em relação a segurança no atendimento. O processo da esterilização dos materiais é de responsabilidade do profissional esteticista, conforme a legislação da profissão.
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/estetica/artigos/47742/biosseguranca-na-estetica
http://www.buonavita.com.br/biosseguranca-na-estetica/p