top of page

Rinoplastia e a atuação do esteticista

Hoje vamos falar sobre um assunto que é do interesse de muitos!

Quem não sonha em fazer uma cirurgia plástica no nariz, por exemplo? Muitas pessoas hoje em dia não são satisfeitas com algumas partes do seu corpo e então buscam maneiras de transformá-las como, por exemplo, com cirurgias plásticas.


É aí que surgem as dúvidas mais frequentes.

Será que vai ficar inchado?

Será que vai ficar cicatriz?

Como posso acelerar o processo de cicatrização?


Todos os dias no mundo da estética vemos e ouvimos notícias sobre procedimentos que deram errado e que prejudicaram a saúde de algumas pessoas. Sempre é bom se informar antes de realizar algum procedimento estético, principalmente os que envolvem pré e pós cirurgias plásticas, pois estamos tratando de saúde e isso é muito sério!


Bom, vamos colocar como exemplo algumas situações bem comuns no mundo da estética. O objetivo aqui é alertar e trazer informações sobre os cuidados que devemos tomar antes de partir para algum tratamento.


A estética é sim um benefício para muita gente, então vamos aproveitá-la da melhor forma possível.


Em uma clínica de estética uma paciente recém operada de rinoplastia chega buscando um tratamento para diminuir os edemas e os roxos em volta de seus olhos.

Recuperação de rinoplastia https://estilo.catracalivre.com.br/tag/cirurgia-plastica/

Recuperação de rinoplastia

https://estilo.catracalivre.com.br/tag/cirurgia-plastica/


O que fazer em uma situação dessas?


Primeiramente nós esteticistas temos o dever importante de respeitar os limites que nos concede apenas na estética de acordo com a legislação e ética e jamais atuar em áreas que não são do nosso conhecimento.


Em uma cliente nessas condições, temos que pedir um acompanhamento médico antes de realizar algum procedimento. Caso a cliente já esteja com um pedido médico para algum tratamento estético devemos orientar o nosso cliente que não é possível fazer muitos tratamentos, pois se trata de uma área bem sensível e que nessas condições se encontra vulnerável. O único procedimento que devemos realizar nessas condições é uma drenagem linfática.


Drenagem Linfática

No pós-operatório de cirurgias faciais a drenagem linfática é de fundamental importância. Pode ser realizada manualmente ou com auxílio de aparelhos, ela diminui o edema (inchaço), equimoses (manchas roxas) e hematomas (acúmulo de sangue) causados pela cirurgia. Ao melhorar a circulação local ela também contribui com o processo de cicatrização, diminuindo o período de recuperação.

Drenagem Linfática Facial

http://fernandapereira.com.br/wp-content/uploads/2015/03/drenagem-facial-1.jpg

A drenagem é um procedimento indolor, pois é feita através de movimentos suaves que conduzem os líquidos aos gânglios linfáticos.


De acordo com o código de ética profissional do esteticista, no capítulo II Art.2°

II – o esteticista deve auto avaliar periodicamente, sua competência, aceitando e assumindo procedimentos somente, quando capaz do desempenho seguro para o cliente.


Por isso, Ela deve ser sempre realizada por profissionais bem treinados, que estejam acostumados a trabalhar em pós-operatórios de cirurgias plásticas.


Acompanhamento no pós operatório

O acompanhamento correto do pós-operatório de cirurgias plásticas é muito importante no processo de recuperação, devendo o profissional de estética estar em sintonia com a equipe médica. Quando bem indicados os recursos pós-operatórios diminuem o tempo de repouso, melhoram a aparência da área operada e previnem complicações.


Fonte: Slide Júlia (Cirurgia Plástica na Face)

http://www.minhavida.com.br/beleza/tudo-sobre/16767-rinoplastia-cirurgia-plastica-remodela-e-diminui-o-tamanho-do-nariz

http://www.acm.org.br/revista/pdf/artigos/650.pdf


bottom of page