top of page

Tratamento personalizado por um profissional capacitado

Para efetuar qualquer procedimento estético o profissional deve conhecer a anatomia e a fisiologia da pele, fazer uma avaliação detalhada para estabelecer o tipo de pele e sua adequação aos cosméticos e princípios ativos a serem utilizados. É importante a análise do profissional a realizar o melhor protocolo para os pacientes, já que cada pessoa apresenta necessidades e características individuais. A pele é formada por três camadas, epiderme, derme e hipoderme. Todas são importantes para o corpo, e cada uma tem características e funções diferentes. Saiba mais sobre elas:


A epiderme é a camada mais superficial da pele, ou seja, a que está diretamente em contato com exterior. É um epitélio queratinizado estratificado composto principalmente de queratinócitos, as células epiteliais especializadas responsáveis pela renovação, coesão e barreira da epiderme.


É importante que antes de qualquer procedimento estético as células mortas presentes nessa camada sejam retiradas, o que facilita e potencializa a penetração dos princípios ativos.


A derme é um tecido conectivo, irregular e denso, composto de colágeno, elastina e glicosaminoglicanos. É mais grossa que a epiderme, contém extensiva vascularização, neurônios, músculo liso e fibroblastos. É a principal barreira mecânica da pele. Sua rede de fibras elásticas funciona para suportar a epiderme e ligar à hipoderme


A hipoderme, que já não é mais considerada como parte da pele, é formada por tecido conjuntivo frouxo com um grande número de células adiposas. A hipoderme confere insulação, absorção de impacto, estoque de energia e flexibilidade.

http://lusciouscare.files.wordpress.com/2010/03/pele.jpg

É de extrema importância saber a fisiologia e anatomia da pele, dominar as técnicas e reconhecer o que pode e o que deve ser manipulado em relação às lesões da pele e como aplicar os cosméticos. Estabelecidas essas condições, pode-se trabalhar a pele do paciente com a segurança necessária.


Referencias:

http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/1945/sistema-tegumentar

http://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-tegumentar/


bottom of page