A acne na gestação!
fonte: http://www.revistabemfeminina.com.br/imagens/916/imagens_232015152360.jp
Hoje vamos falar um pouquinho sobre a acne na gestação. Há aproximadamente quatro anos quando engravidei, não tinha informação alguma sobre nenhum tipo de tratamento para combater a acne em gestantes. Era muito comum ouvir dizer que gestantes não poderiam passar por nenhum tratamento estético, por diversas vezes em minhas consultas com meu obstetra os únicos produtos indicados eram o protetor solar e um creme para prevenir estrias.
Sabemos que existem muitos tipos de tratamentos para gestantes. Estes tratamentos possibilitam as mulheres uma gestação mais segura visando um bem estar maior durante este período. Como este é um período em que ocorrem muitas mudanças físicas que afetam tanto o lado estético como o emocional das mulheres, pode ocorrer o surgimento da acne, podendo ser observada até mesmo em mulheres que nunca tiveram este tipo de problema. Hoje, com a experiência e conhecimentos que adquiri na Faculdade no curso de Estética e Cosmética não seria leiga com relação a este assunto. Então, vamos nos preparar para ter uma gestação livre de acne e com uma aparência saudável?
A primeira coisa que tenho a falar é: as gestantes podem sim fazer tratamentos estéticos. Neste primeiro post, iremos começar com a limpeza de pele.
A limpeza de pele em uma gestante é diferente da limpeza de pele convencional. A primeira coisa que se deve fazer é retirar do protocolo todos os tipos de aparelhos elétricos, como alta frequência e cosméticos que contenham ácidos.
Porém, neste caso, é indicado o tratamento com peeling de cristal associado a vitamina c, que tem propriedades antioxidantes e clareadoras e que auxilia na síntese do colágeno; além de ser excelente no combate aos radicais livres, tudo que uma gestante precisa sem a necessidade de agredir a pele.
Deve-se também associar o uso do protetor solar, de preferência aqueles que não contenham óleo, pois a pele da gestante no período da gravidez se torna mais oleosa.
Ressalto que todo o procedimento estético deve ser realizado por profissionais que tenham conhecimentos técnicos sobre a área. O procedimento realizado por pessoas não capacitadas pode gerar diversos problemas para a gestante e para o bebê, no caso da limpeza de pele, caso ocorra a utilização de ácidos pode causar manchas na gestante. Dependendo da intensidade, o ácido pode entrar na corrente sanguínea e o bebê pode ter contato com substâncias que podem ser nocivas para sua saúde. Ou seja, todos os procedimentos estéticos devem ser realizados por profissionais qualificados, para a maior segurança da gestante e do bebê.